Festival e a RIC

Desde o dia 21 de julho de 2011, o Festival de Contadores de Histórias faz parte dos eventos divulgados pela rede Internacional de Cuentacuentos, e recebeu de seus coordenadores elogios pela sua importância relevância por promover a arte da narração oral.

O perfil do festival pode ser visto no link


A Red Internacional de Cuentacuentos foi criada para interligar os contadores de histórias e narradores orais de todas as culturas do mundo, bem como bibliotecas dinâmicas e escolas, a promoção da leitura e difusão das obras-primas da literatura tradicional e através da narrativa contemporânea. Atualmente, a rede conta com mais de mil contadores de histórias de cinquenta países nos cinco continentes, e também conta com o apoio de mais de 700 organizações, bibliotecas, centros educacionais e culturais, workshops, escritores e contadores de histórias. Seus principais impulsionadores são a contadora de histórias e escritora, Beatriz Montero e Enrique Paez, e gerenciam a rede de Tenerife, Ilhas Canárias, Espanha.

No site http://www.cuentacuentos.eu podem ser encontradas textos teóricos por especialistas e estudiosos de narração oral, relatos da época, e abundância de links para bibliotecas, centros culturais, festivais de contadores de histórias internacionais, instituições de ensino, revistas, editoras e grupos de trabalho.


No Simpósio Internacional de Contadores de Histórias, celebrado em 2010 no Rio de Janeiro, ficou definido que o dia 21 de junho marcaria a data de nascimento da RIC, e para difundir e aprimorar a arte de contar histórias com o tema: Histórias para mudar o mundo. O objetivo é convidar e convocar contadores de histórias, narradores orais, bibliotecários, professores, pais, avós, jovens e todos aqueles que tenham interesse em participar, para que narrem contos neste dia em diferentes locais: escolas, bibliotecas, colégios, casas de família, praças, parques, centros culturais, salas de teatro. O ano de 2011 marcou a primeira edição de Histórias para mudar o mundo.